top of page

Vida é Movimento

Eu havia começado há bem pouco tempo na ourivesaria. Ainda estava engatinhando nesta arte tão antiga quanta a cultura humana. Foi aí que o Ateliê Labriola resolveu lançar um concurso pelos 10 anos de sua existência. Achei incrível a proposta de trabalhar com sementes e resolvi aceitar o desafio. Não, não ganhei o concurso, rs... Mas ganhei muito em aprendizado; tanto no trabalho de joalheria em si, quanto em autoconhecimento. Posso até dizer que essa peça foi a propulsora do meu trabalho autoral.


Quando separei algumas sementes para trabalhá-las com a prata, eu não fazia a menor ideia do que iria produzir com elas. Mas já haviam germinado dentro de mim algumas certezas: movimento, transformação e formas orgânicas – uma maneira de ser grata à mãe-terra que me deu o material necessário para produzir algo novo. Sob influência da lua, o mar está sempre em movimento. Do berço terrestre, a semente germina, cresce, se expande... E cria infinitos movimentos ao redor de si, abrindo caminhos e possibilidades de navegação e crescimento.

Ao ‘olho de cabra’ foi dado movimento a partir de um eixo inserido no lado côncavo do cascalho de tucur, remetendo ao globo terrestre. Este movimento não é regular, como também não são regulares as flutuações que carregam nossos desejos e inquietudes. No entanto, a vida segue em uma espiral contínua - conforme sugere o arco do anel -, sempre se adequando à misteriosa e maleável engrenagem do universo. A espiral movimenta as ondas sobre as quais navega nosso barquinho em busca do equilíbrio, no anseio de alcançar algum porto mais seguro.

O cascalho de tucur envolvido pela prata, anuncia um novo começo, uma lua crescente. Navegando a favor ou contra as marés, somos influenciados por nossos erros e acertos que acabam por marcar a nossa vida, inserindo rugas e cicatrizes na nave que nos abriga em meio às intempéries e nos faz evoluir e seguir adiante, rumo ao que buscamos ao longo de nossa existência.

Outro desafio coube ao nome da peça. Ele foi definido a partir de pesquisas relacionadas a movimentos orgânicos, como a proteína cinesina – uma espécie de motor que se locomove dentro de nossas células por meio de microtúbulos e, às vezes, se desdobra em motores bipolares que deslizam em direções opostas. As cinesinas são responsáveis, principalmente nos neurônios, pelo transporte direcionado a regiões distantes do núcleo. São agentes de movimento, de transformação e não perdem o rumo.

Cinesina é uma palavra derivada do grego kínesis. Seu verbo correspondente é kinéo, que significa movimentar, agitar a alma, transformar, perturbar. Tanto pelo significado quanto pela origem da palavra, KINÉO é a perfeita tradução deste anel: desde a Grécia, berço da cultura ocidental, nosso mundo em constantes transformações. Como cada um de nós.

bottom of page