top of page

Como na VIDA, nem sempre o ovo vem no ponto

Acertar o ponto de um ovo cozido, é uma tradição beeeem alemã. Ele não pode estar nem duro, nem mole. Precisa estar com a clara dura, a gema mole, mas não muito. A gema precisa estar ‘deixando de estar mole’, querendo começar a endurecer.


É..., tarefa nada fácil de se cumprir, objetivo difícil de se alcançar logo cedo, de manhã. Para facilitar a tarefa, toda cozinha alemã (inclusive a minha) tem uma Eieruhr – disponível, aliás, na americanas.com (acabei de descobrir, hehehe...) sob a definição de ‘timer de alimentos’. Claro que não serve apenas para cozinhar ovos, mas principalmente. E, claro, que o timer do seu celular também serve para marcar os 5 min. de cozimento em água fervente que o ovo precisa para ficar ‘no ponto’.

Só que não...

Nem sempre esses 5 minutos são o bastante. Às vezes o ovo é maior ou menor, tem a casca mais grossa ou mais fina... A temperatura original do ovo também varia de acordo com o ambiente, da geladeira, do clima... Depende do nosso foco, se estávamos atentos ao exato momento em que a água começou a ferver, e se levamos a panela até a pia no segundo certo. Aí você me pergunta: “Ué... Pra quê?” Para derramar a água fervente e jogar água fria da torneira no ovo! Assim, o choque térmico cessa o cozimento e a casca fica mais fácil de tirar.




Pronto.

Pronto?

Pronto nada!!!





Esqueci de mencionar que, antes de botar o ovo na água, precisa fazer um furinho na bundinha dele – ali onde fica a ‘câmara de ar’. Isso sempre me faz lembrar das aulas de ciências... É para o ar sair e o ovo não rachar no meio do cozimento, caso o ovo seja colocado direto na água fervente. A ferramenta mais usada aí - também facilmente encontrada em qualquer casa alemã (não tem na americanas.com) -, chama-se Eierlöcher, ou seja, ‘furador de ovo’. Mas não para aí, não! Como o ovo está quente, ele é servido em um Eierbecher. É muito prático, e fica bem bonitinho! A criatividade nos modelos é imensa...

Esses aí são da amazon.de. Junto com ele, vai também o Eierlöffel, que uma colher de acrílico, de formato ovalado - o que torna a experiência da ingestão de um ovo cozido meio mole quase duro, bem mais sensorial.


Mas, claro, antes disso é necessário abrir o ovo: a gente corta um chapeuzinho com a faca ou com outra ferramenta específica, chamada Eieröffner ou Eierköpfer – aqui em casa, a gente chama de ‘mickey’ mesmo. É o modelo de aço inox que tá aí em cima.


Pronto, simples assim.

Basta por sal e mandar ver! :-)

 

Se você quiser, pode fazer uns Eierbecher de Origami, como este aqui:

 

Bem 'tradicional' também é a briga provocada pelo ovo cozido,

conforme bem retratou o humorista e mestre da comunicação distorcida, LORIOT:


bottom of page